Mulheres viajando sozinhas: Dicas para garantir uma viagem mais segura e sem problemas

De acordo com dados, público feminino vem demonstrando interesse em viajar solo desde 2019

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Viajar é um grande sonho de muitos, mas muitas vezes, a falta de companhia acaba impedindo que esse desejo se realize. Entretanto, nos últimos anos, cada vez mais pessoas se tornam adeptas a viagens solos, se aventurando pelo mundo sozinhas.

Essa modalidade envolve também, o público feminino. Em 2023, dados da agência de viagem CVC, revelaram que 30% das viagens agendadas pela empresa foram realizadas por mulheres sem acompanhantes.

Dentre os destinos mais procurados por esse público, estão as grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Seguro e Maceió. 

Em casos comuns, qualquer pessoa que está viajando sozinha precisa tomar cuidados e é necessário pensar em todos os tipos de situação. No caso de mulheres, esses cuidados se tornam ainda mais importantes. 

Dados da Condor Ferries mostram que, já em 2019, o público feminino demonstrava interesse em viajar sem acompanhamento na época, 59% das mulheres que viajam sozinhas no mesmo ano, repetiriam o processo no seguinte. 

Mais dados revelam que 89% das entrevistadas não demonstraram ter medo de viajar e 65% das mulheres norte-americanas comprometidas já viajaram de férias sem o parceiro.

Confira, a seguir, as principais dicas para as mulheres que desejam viajar sozinhas:

Planejamento antecipado:

Antes de viajar, é importante pesquisar sobre o destino desejado. Entender a cultura local, as normas de vestimenta, os costumes e as questões de segurança específicas para mulheres pode ser de grande ajuda.

Em caso de viagens internacionais, pesquisar relatos de outras mulheres no país em questão também é importante, visto que alguns culturas podem ser diferentes para o público feminino.

Imagem Mulher passeando
Planejar uma viagem com antecedência evita perigos maiores. Reprodução: Pexels

Segurança pessoal:

Manter sempre um nível de vigilância ao viajar sozinha também é necessário. Durante uma visita a um local diferente, é importante evitar áreas mal iluminadas e desertas, especialmente à noite. 

Para se locomover, a melhor opção é buscar transportes com grande movimentação. Em caso de aplicativos, conferir a identidade do motorista e do carro ou, caso possível, buscar viagens realizadas por outras mulheres. 

Documentação e dinheiro:

Antes de qualquer viagem, é importante realizar cópias digitais de documentos como passaporte, seguro de viagem e bilhetes de avião, os mantendo em uma pasta segura online. 

Para evitar maiores dores de cabeça e possíveis intervenções, dividir o dinheiro e os cartões em diferentes lugares, como na carteira, bolsa e no cofre do hotel, também fará a diferença.

Saúde e higiene:

Além de produtos como remédios receitados e objetos de higiene pessoal, manter consigo um kit de primeiros socorros contendo medicamentos básicos para dores de cabeça, indigestão, alergias e curativos é um passo primordial. 

Em qualquer lugar, a visitante deve manter sua hidratação em dia e lavar as mãos regularmente para evitar doenças.


Imagem Mulher andando
Levar um dinheiro extra também evita possíveis incovenientes. Reprodução: Pexels

Comunicação e contato de emergência:

Antes de realizar uma viagem, a turista deve informar a alguém de confiança sobre seu itinerário e detalhes de contato do local onde estiver hospedada. 

Manter o telefone carregado e ter números de emergência locais salvos também evitam dores de cabeça.

Cuidados com bagagem:

Para uma maior segurança, possuir malas com cadeados ajuda a proteger os pertences. Além disso, é sempre bom evitar ostentar objetos de valor e deixar itens importantes desacompanhados em locais públicos.

Consciência alimentar:

Em locais diferentes, uma das partes mais divertidas é experimentar a culinária local. Contudo, é importante se lembrar de realizar isso com moderação para evitar problemas estomacais. 

Conexão com outras viajantes:

Participar de grupos de viagens para mulheres ou fóruns online, onde é possível compartilhar experiências e obter dicas de outras viajantes, é interessante, já que ajuda a criar ambientes mais seguros para esse público.

Idioma local:

Ter conhecimento básico do idioma local pode ser útil em situações de emergência ou para pedir ajuda. Antes de realizar uma viagem, é interessante que as viajantes saibam não apenas falas, mas números dos principais meios de ajuda, como polícia ou ambulâncias. 


Você também pode gostar de ler

X